A blefaroplastia é uma cirurgia estética realizada nas pálpebras, com o objetivo de corrigir o excesso de pele, bolsas de gordura ou flacidez, que podem ocorrer nas pálpebras superiores ou inferiores com o tempo. Essa cirurgia tem como principal finalidade rejuvenescer a área ao redor dos olhos, proporcionando um olhar mais descansado e vibrante. Além de melhorar a estética, a blefaroplastia pode também ter benefícios funcionais, como a remoção do excesso de pele que pode prejudicar a visão.
O procedimento pode ser feito tanto para fins estéticos quanto para corrigir problemas relacionados ao envelhecimento, como o aspecto de olhos cansados e pesados. Em alguns casos, pode-se também realizar ajustes nos cantos dos olhos ou até elevar as sobrancelhas, criando um efeito mais “aberto” e rejuvenescido, como o popular “fox eyes”.
A blefaroplastia é realizada com anestesia local e sedação, garantindo o máximo conforto durante o procedimento. A cirurgia pode ser feita de forma ambulatorial, ou seja, sem necessidade de internação. Durante o procedimento, o cirurgião:
O procedimento é feito com pequenas incisões, que são cuidadosamente localizadas nas dobras naturais das pálpebras para que as cicatrizes sejam discretas e pouco perceptíveis.
O benefício do uso do laser de COz para a cicatrização está relacionado ao menor trauma tecidual causado durante o procedimento. Isso ocorre porque o laser realiza cortes muito precisos, com coagulação simultânea, o que reduz:
1) Inflamação no local da incisão.
2) Menor sangramento.
3) A precisão do laser reduz o dano do tecido ao redor, contribuindo para cicatriz mais discreta.
4) Alguns autores já falam em menor risco de infecção, pelo calor gerado pelo laser.
A Blefaroplastia pode ser potencializada com a utilização do laser de CO2 em toda a face, proporcionando resultados ainda mais notáveis. Esse procedimento promove uma renovação da pele, estimulando a produção de colágeno e melhorando a textura e elasticidade da pele, com um efeito global de revitalização.
Além disso, durante a blefaroplastia, caso o paciente tenha indicação, é possível realizar um enxerto de gordura. Essa técnica visa tanto volumizar áreas que perderam gordura ao longo do tempo quanto melhorar a qualidade da pele. Para isso, utilizamos a técnica de nanofat, que consiste na injeção de gordura processada em micro partículas, promovendo uma regeneração celular que resulta em uma pele mais firme, suave e rejuvenescida. Combinando esses dois procedimentos, é possível alcançar um rejuvenescimento facial completo e natural.
O pós-operatório da blefaroplastia exige alguns cuidados, como:
A recuperação total pode levar entre 7 a 14 dias, quando o paciente já pode voltar às suas atividades diárias. No entanto, o resultado final da cirurgia só é plenamente visível após 3 a 6 meses, quando o inchaço e roxos desaparecem completamente.
A cirurgia é indicada para homens e mulheres que apresentem:
Em geral, a blefaroplastia é realizada em pessoas a partir dos 35 anos, embora o procedimento possa ser feito antes dessa idade, caso haja indicação médica e necessidade estética.
Não. O procedimento é realizado com anestesia local e sedação, garantindo que você não sinta dor durante a cirurgia. Após a cirurgia, é comum sentir algum desconforto, mas com analgésicos prescritos, os sintomas são facilmente controlados.
A recuperação inicial dura cerca de 7 a 10 dias. Durante este período, é possível que haja inchaço e roxos na área tratada, mas eles desaparecem com o tempo. A recuperação completa pode levar de 3 a 6 meses.
Durante o pós-operatório, evite fazer esforços físicos, expor-se ao sol sem proteção, esfregar os olhos e usar lentes de contato até que o cirurgião libere. Siga as orientações médicas para garantir uma recuperação tranquila.
A maioria dos pacientes pode retornar ao trabalho após cerca de 7 a 10 dias, quando o inchaço e os roxos já estão diminuindo. Se o seu trabalho envolve esforço físico, é aconselhável esperar um pouco mais.
Como qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos associados, como infecção, cicatrização anormal ou complicações com a anestesia. No entanto, quando realizada por um profissional qualificado, a blefaroplastia apresenta uma taxa de sucesso muito alta e os riscos são mínimos.
Agende sua consulta e descubra como realçar sua beleza com sofisticação e elegância. Soluções personalizadas para transformar sua confiança e refletir o melhor de você.
© 2024 Dra. Belle – Todos os Direitos Reservados. Feito por ArcWords